Foi a partir do final dos anos 1960 que a cidade de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, atraiu para os planaltos centrais do Brasil uma variedade incomum de correntes esotéricas. Comunidades de orientação Zen Budista, Avesta, Wiccana, Tiahuanaco, Ufológica, Gnóstica, Transumana e New Age, entre outras, que convergiram de diferentes partes do globo, florescendo em mais de 40 grupos místicos, filosóficos ou religiosos, muitos deles ainda hoje fixados na região.
Por estar sob o paralelo 14 – o mesmo que atravessa a lendária Machu Pichu, no Peru – ou porque se ergue sobre uma imensa placa de silício, o elemento químico do qual são feitos os cristais de rocha, ou simplesmente porque assim determinam as secretas leis do universo, a cidade é apontada por espiritualistas do mundo inteiro como uma das regiões do planeta destinadas a receber os artífices da Era de Aquário. E não é para menos, emoldurada na exuberante paisagem do cerrado de altiplano, Alto Paraíso é uma espécie de promessa do Terceiro Milênio – cristal raro incrustado no cenário propício ao despertar de uma nova consciência: ecologicamente correta, economicamente sustentável e socialmente justa.
Em Alto Paraíso é possível encontrar desde centros budistas, a templos de yoga e meditação, passando por espaços terapêuticos holísticos e escolas de ensinamento esotérico.
Ao tempo das datas místicas e sagradas, são celebrados na cidade os Festivais da Nova Era, revivendo tradições e enaltecendo valores espirituais. Dentre os mais aguardados estão: a comemoração do Ano Novo Lunar, a Páscoa, Wicca, Wesak, Asala e a grande celebração dos Mestres Ascencionados, quando são ofertadas aos visitantes sessões de intuição e presságio.
Acesso fácil
Atualmente com cerca de 7.500 habitantes, o município conta com fácil acesso e excelente infra-estrutura turística, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
Distante 230 km de Brasília, Alto Paraíso é o modelo típico da pacata cidade do interior de Goiás. Ruas tranquilas e bem arborizadas, variedade de oferta de serviços essenciais, como mercados e farmácias, e uma população amável e acolhedora.
Oferta de atrativos naturais
Alto Paraíso dispõe de abundante oferta de atrativos naturais, onde se destacam cachoeiras, cânions, veredas e mirantes.
Para inúmeros cientistas e pesquisadores da Física Quântica, da Radiestesia e da Paranormalidade, o acúmulo de cristais de quartzo combinado aos efeitos da água corrente e da irradiação solar propiciam a percepção extra-sensorial, e a observação de fenômenos sensitivos e de antevisão.
Uma das razões pelas quais a região é apontada pelos místicos como um dos centros energéticos do planeta, é a sua característica geológica. Os planaltos centrais do Brasil situam-se sobre as Terras Arqueanas, consideradas a mais antiga porção de terras emersas dos continentes. Além do mais, toda a região está assentada sobre a maior jazida de silício do planeta, o material do qual são feitos os cristais.
A presença de inúmeros recantos naturais faz da região uma espécie de refúgio do realismo mágico, no qual a força da natureza se traduz numa alquimia pululante de jardins encantadores.
À noite a cidade se ilumina
À noite a cidade se ilumina e é possível desfrutar de um ambiente acolhedor, onde música e culinária de qualidade se combinam.
Em Alto Paraíso, restaurantes, padarias, lanchonetes e bares oferecem uma variada rede de serviços de alimentação. Os sabores vão da culinária goiana a lanches rápidos, pizzas e pratos caseiros, passando pela sofisticação de restaurantes temáticos e veganos.
A música ao vivo anima a noite da cidade. Rock, reggae, samba e ritmos regionais são a trilha sonora oferecida por artistas locais aos amantes boêmios.
Arte e artesanato são atrações à parte.
A arte e o artesanato local estão fortemente relacionados às escolas esotéricas fixadas na região. Entre as peças mais procuradas estão as mandalas-de-sorte, de amor, de prosperidade e atração do triunfo, produzidas com materiais orgânicos e cristais encontrados em locais especialmente escolhidos por seus poderes telúricos.
A magia se hospeda em hotéis da região.
Magia, ensinamentos e terapêutica holística e natural se hospedam em pousadas e hotéis da região.
A região conta com mais de 200 pousadas, hotéis, albergues e guest houses, muitos deles voltados exclusivamente aos tratamentos terapêuticos. Estas instituições ocupam lugar de destaque entre as escolas de ensinamento esotérico, e oferecem toda uma variedade de terapias naturais de fortalecimento do espírito e do corpo, de desintoxicação, reeducação alimentar, de bem estar e beleza, de relaxamento, auto-conhecimento e meditação.
Muitos dos eventos promovidos pelos centros terapêuticos de Alto Paraíso ocorrem em locais cercados de paz e natureza, como os encontrados nos hotéis-fazenda da região.
Alto Paraíso de Goiás é um jardim preservado nos planaltos centrais do Brasil e à espera dos que buscam o caminho da iluminação espiritual.
Para encontrar maiores informações sobre como chegar, onde ficar, onde comer e o que fazer acesse o link a seguir: